Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

POEMAS E RECADOS

poemas e textos editados e inéditos de JOÃO LUÍS DIAS

POEMAS E RECADOS

poemas e textos editados e inéditos de JOÃO LUÍS DIAS

A minha pianista preferida

 

Catarina Dias Oliveira

 

De nome completo Catarina Dias Real Oliveira. Natural de Braga, onde nasceu em 1988 e onde reside e começou o seu estudo de piano aos 8 anos, com a professora Elisa Lessa.

No ano lectivo de 1998/99 ingressou no Centro de Cultura Musical, nas Caldas da Saúde, integrando a classe de piano do professor José Alexandre Reis, com quem concluiu o Curso Complementar de Piano, com a classificação máxima.

Obteve o 2º lugar ex aequo no Concurso Nacional Juvenil de Piano, em Junho de 2000, no Fundão. No ano de 2005 integrou o elenco musical do filme “O Espelho Mágico”, de Manoel de Oliveira. No presente ano recebeu a Menção Honrosa da classe superior do Concurso Ibérico de Piano do Alto Minho e o 2º lugar (1º não atribuído) no Concurso Nacional “Paços Premium”, em Paços de Brandão.

Tendo tido uma actividade musical muito diversificada, apresentou-se em recitais a solo, de música de câmara, óperas, concertos, corais e com as orquestras Sinfónicas Artave e Aproarte, como pianista, teclista, percussionista e em canto. Trabalhou com personalidades musicais como Ernst Schelle, Jean-Sebastien Béreau, Nelson Freire, António Rosado, entre outros.

Fez Master Classes com os pianistas Luís Pipa, Luís Senize, Joel Bello Soares,Tsiala Kvernadze, Vlad Dimulesco, Constantin Sandu, Miguel Borges Coelho, Sequeira Costa e Giuseppe Massaglia. No Verão de 2007 frequentou a Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO), onde trabalhou com mestres como Vitaly Margulis, Paul Badura-Skoda e Boris Berman.

Em Junho de 2006 concorreu e foi admitida à Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, onde concluiu o Curso Superior de Piano, na classe do Professor Constantin Sandu.

Actualmente prossegue os seus estudos de pós-graduação na Alemanha.

 

 

 

Obviamente que exibo no meu espaço a minha sobrinha e afilhada Catarina com muito orgulho!

Para ela um beijinho muito grande

 


4 comentários

Comentar post